“A experiência, a metrópole e os velhos, de Adriana Angélica Ferreira” foi adicionado ao seu carrinho. Ver carrinho
Mostrando todos os 2 resultadosClassificado por mais recente
Filtros
-
Escrita sem fins, de Breno SilvaR$70.00[FRETE INCLUSO] Escrita sem fins, de Breno Silva, é um ensaio teórico-filosófico-poético sobre o que está em jogo nos processos e nas finalidades da escrita, suas distâncias e proximidades das realidades. Dialoga com a contribuição transgressiva sobre a escrita de autores como Bataille, Burroughs e Artaud. E também com as reverberações sobre outras possibilidades de escrita com alguma ênfase nas práticas acadêmicas no âmbito das humanidades. Grande parte das reflexões presentes no livro decorrem das aulas e seminários realizados pelo autor entre os anos de 2021 e 2024 no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural na UNEB, Alagoinhas – BA, juntamente com os colegas e amigos Washington Drummond, José Felix e Eduardo Amorim.
-
A experiência, a metrópole e os velhos, de Adriana Angélica FerreiraR$65.00Abrigado no seio de uma teoria narrativa, o conceito de experiência tem seus contornos (re)definidos na contemporaneidade. Com base no arcabouço teórico oferecido pela constelação do pensamento de Walter Benjamin, é possível analisar o que se constituiu enquanto processo de declínio da experiência no tempo histórico atual. O exercício da narração, resultado da partilha coletiva da memória e de palavras comuns, que caracterizou a experiência humana, já não se configura enquanto o principal elo de ligação entre as gerações, como acontecia no passado. Assim, a resposta à pergunta formulada por Benjamin, que indaga "Quem tentará, sequer, lidar com a juventude invocando sua experiência?", já não aponta mais para os velhos, figura antropológica do narrador, como uma das chaves de resposta. Nesse contexto, torna-se necessária a análise de outras vertentes desse conceito que ainda o coloque em cena na relação dos velhos com a metrópole moderna. Em "A experiência, a metrópole e os velhos", Adriana Angélica realiza uma reflexão sobre a metropolização da cidade de Belo Horizonte a partir de uma investigação memorialística dos relatos pessoais de pessoas velhas, revelando os traumas, ferimentos e cicatrizes que surgem em mais de meio século de urbanização. O livro traz também belas ilustrações de Wallison Gontijo, projeto gráfico de Mário Vinícius e preparação dos originais de Prussiana Fernandes.