Informação adicional
| Título | O ônibus, a cidade e a luta |
|---|---|
| Organizadora | Monica Toledo Silva |
| Gênero | Ensaio |
| Páginas | 272 |
| Formato | 20×20 |
| Acabamento | Brochura |
| ISBN | 978-85-63612-09-0 |
| Ano | 2013 |
R$46.00
[FRETE INCLUSO]
O encontro dos ensaios de “Performances da Memória” vem do desejo de se pensar a memória como performance. Para isso, a organizadora, Monica Toledo Silva, provocou artistas e pesquisadores que abordam o tema a partir das artes plásticas, cênicas, digitais, neurociência, psicanálise, psicologia, arquitetura, literatura, cinema e tecnologia. O resultado é um corpo histórico e fantástico, que comunica com gestos, afetos e com as teorias contemporâneas que melhor contemplam os estudos da memória.
| Título | O ônibus, a cidade e a luta |
|---|---|
| Organizadora | Monica Toledo Silva |
| Gênero | Ensaio |
| Páginas | 272 |
| Formato | 20×20 |
| Acabamento | Brochura |
| ISBN | 978-85-63612-09-0 |
| Ano | 2013 |
Você precisa fazer logged in para enviar uma avaliação.
Há cinquenta anos era publicada a Teoria Estética de Theodor W. Adorno, um ano após seu súbito falecimento. Hoje como há meio século, a obra é objeto de fascinação e de desafio para a crítica. Com efeito, sua condição de inacabamento confere-lhe aquele brilho enigmático dos grandes projetos interrompidos que, embora inconclusos, abandonados, muitas vezes inacabáveis ou, no melhor dos casos, arrematados por outrem de forma provisória, permanecem misteriosamente de pé, dando à própria fragmentação um aspecto de imponência e perenidade. Embora inacabada, a obra condensa a reflexão estética de toda uma vida desse autor que ofereceu uma das contribuições à disciplina mais decisivas do século passado. Pois trata-se de seu “grande livro sobre a estética”, como Adorno se referiu à Teoria Estética em uma das últimas entrevistas que concedeu. Este livro compreende-se como um gesto de celebração desse fascínio e uma tentativa de confrontação de seu desafio. Como toda celebração de uma efeméride do mundo do pensamento, também esta pretende, a um só tempo, afirmar e interrogar a sua vitalidade – ou, na melhor tradição crítica, afirmá-la justamente ao interrogá-la, na exata medida em que ela permanece sendo um objeto de interrogação produtiva para o presente.
Organizado por Rodrigo Duarte e Daniel Pucciarelli, o livro também traz textos de Silke Kapp, Bruno Pucci, Douglas Garcia Alves Júnior, Lucyane De Moraes, Verlaine Freitas, Luiz A. Calmon Nabuco Lastória e Rachel Cecília de Oliveira. O projeto gráfico é da Rita Davis.Um livro pode passar por alguns lugares comuns: garrafa ao mar, ruído do tempo, ser sempre melhor que o filme. O limite entre o que lemos e o que escrevemos se encontra em constante processo de negociação. A história é assim: uma pessoa volta de uma viagem a Portugal com alguns livros na mala. Um desses livros é o Short movies do Gonçalo M. Tavares. Uma mulher, que escreve poemas e desenha, pega o livro emprestado e começa a leitura. A leitura faz com que essa mulher comece a imaginar coisas, a se lembrar de coisas, o livro transborda. Ela começa a escrever um pequeno texto para cada conto do livro, relatando as imagens que lhe ocorrem: violências cotidianas, quadros que caem das paredes, crianças e mulheres, bichos, museus, lixões, dunas de areia... Assim nasce Pequenos cortes, de Rosa Araújo: a resposta concreta de uma leitura, mas que não necessariamente depende dela para completar seu ciclo. Contar uma história pode sempre ser recontá-la, uma vez que ela já foi dita em voz alta, ou lida em outra página, ou ainda: traz a sensação vaga de que já se viveu aquilo, em algum lugar. Pequenos cortes é um livro de produzir estranhamentos: a área cinza entre o conto e a poesia, a verdade e a mentira, os números saltados dos textos, o velho e o novo. (Texto de Laura Cohen Rabelo)
Ensaios para quase, de Camila Nicácio
1 × R$40.00
Areia para Engrenagens, de Allan Jonnes
2 × R$40.00
As coisas que eu não disse ainda, de Ana Laura G. Monteiro
1 × R$40.00
O poema se chama política
2 × R$40.00
A filha, a flor, o cais, de Ana Luíza Drummond
3 × R$35.00
Extracampo, de Breno Silva (org.)
2 × R$50.00
CASA, de Mário Alex Rosa
2 × R$40.00
Terra sob as unhas, de Júlia Elisa
1 × R$50.00
1929, de Rafael Fava Belúzio
1 × R$50.00
A Casa Onde Eu, de Ludmila Benquerer
1 × R$40.00
O Rio dos Vestidos Amarelos, de Marcus Freitas
1 × R$50.00
Revista Desmanche
1 × R$20.00
Subtotal: R$735.00
Avaliações
Não há avaliações ainda.